Reitoria em Movimento chega a Guanambi; plenárias com comunidade interna e externa foram destaques da programação

Gestoras e gestores produziram trocas e atenderam às consultas da comunidade guanambiense

A UNEB encerrou o novo roteiro do programa Reitoria em Movimento no Campus XII da universidade, em Guanambi, consolidando cada vez mais sua política de gestão democrática, transparente e participativa.

No campus, a programação aconteceu no dia 1º de setembro e contou com ampla participação da comunidade acadêmica e das representações da sociedade civil.

Adriana Marmori: “a luta é árdua, mas somos fortes e essa fortaleza vem de vocês”

A Reitora da UNEB, professora Adriana Marmori, iniciou sua fala de abertura destacando que, apesar de ser um momento de grande seriedade, de reflexão sobre a universidade pública, de encaminhamentos dentro daquilo que é planejado enquanto projeto de gestão, é importante frisar que atravessamos um momento político, um cenário que precisa ser considerado em nossas falas em defesa das nossas universidades públicas.

“A universidade não é uma organização, a exemplo de outras empresas e instituições privadas. Ela é uma instituição social que faz educação superior pública, que faz ensino, pesquisa e extensão. Toda e qualquer necessidade de desqualificar esse espaço é uma agressão a todos nós que estamos aqui dentro e a todos aqueles que sonham em ingressar no ensino público superior”, declarou a Reitora, destacando ainda que “a luta é árdua, mas, somos fortes e essa fortaleza vem de vocês. Vamos defender essa universidade em todas as instâncias, em todos os lugares”.

Tatyane Marques, diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XII, em Guanambi, destacou a relevância do programa Reitoria em Movimento para uma universidade gigante em tamanho e representatividade como a UNEB.

Reitoria e Direção do DCHT estiveram disponíveis para responder aos docentes, estudantes e técnicos

“Quando olhamos para nosso mapa da multicampia temos uma dimensão da grandiosidade da nossa UNEB. Nós, em Guanambi, ao lado dos campi de Caetité e Brumado, somos um braço dessa universidade no Alto Sertão da Bahia, um braço que se articula muito bem com todos os territórios, a partir de laços firmes que vamos construindo diariamente”, destacou a diretora.

Além da Reitora, a Comitiva da Administração Central contou ainda com a participação da Vice-Reitora, Dayse Lago, do Chefe de Gabinete, Pedro Daniel Souza, do Assessor Chefe, Sérgio São Bernardo, das pró-reitoras de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, e dos pró-reitores de Administração (Proad), João Rocha, de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, e de Infraestrutura (Proinfra), Fausto Guimarães

Plenárias com comunidade interna e externa

A programação da visita reservou dois importantes eventos: a Plenária Geral com a Comunidade Acadêmica e Plenária com a Comunidade Externa.

Compromissos foram firmados com os segmentos da comunidade acadêmica

Nas plenárias, professores, estudantes, funcionários e as diversas representações da sociedade civil regional debateram com a Reitoria as demandas dos departamentos, dos cursos de Enfermagem, Administração, Pedagogia e Educação Física e os anseios da sociedade civil na ampliação de novas graduações para fortalecer o desenvolvimento regional.

As categorias dos discentes, docentes e técnicos destacaram a importância da presença da Reitoria no campus, ao tempo em que sinalizaram algumas demandas importantes para a unidade acadêmica como construção de novos prédios administrativos, fortalecimento dos cursos e ampliação do acervo da biblioteca.

A ciência do interior existe e é forte. A UNEB prova isso todos os dias a partir de sua multicampia, que permite a nossa presença e atuação em quase todos os territórios da Bahia. Arrisco ainda dizer que o Campus de Guanambi tem um dos melhores quadros docentes da universidade, com professores comprometidos com a pesquisa, com a extensão, com o ensino de qualidade”, declarou o estudante do curso de Pedagogia, Gabriel Marques.

Atividades contaram com discursos em defesa da universidade e valorização da Educação Superior

O professor Luiz Humberto Rodrigues afirmou que, a partir do momento que a UNEB se entende multicampi, urge a necessidade de acessar as diversas realidades que compõem os diferentes territórios do estado da Bahia.

“Ainda que agrupemos tais necessidades no ensino, na pesquisa e na extensão, é preciso perceber que elas acontecem também em dimensões particulares, e só percebemos isso quando pisamos no chão daquele território, quando escutamos a fala de quem vive o dia a dia desses espaços. O Reitoria em Movimento possibilita esse encontro e esse contato próximo e produtivo”, frisou o docente que também coordena do Colegiado de Educação Física.

A programação foi finalizada com uma coletiva de imprensa com a mídia de Guanambi e região. Participaram a Agência Sertão, TV Conexão Guanambi, Blog do Latinha, Assessoria de comunicação do Sispumur e Rádio 106 FM. A iniciativa contou ainda com a participação de diversas representações sociais e políticas do território.

O programa – O Reitoria em Movimento tem como objetivo criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático, entre os gestores e a comunidade acadêmica, sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.

Texto: Wânia Dias/Ascom,
com colaboração do Núcleo de Comunicação local
Fotos: Divulgação