O Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) se reuniu na tarde de hoje (30), nas instalações da UNEB no edifício Multicab, próximo ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Na agenda do encontro, dois temas que estão na ordem do dia das quatro universidades: as atuais reivindicações dos docentes e dos técnicos administrativos, e a situação da execução orçamentária das instituições.
Por unanimidade, os reitores reafirmaram o compromisso de continuar acompanhando de perto as pautas tanto do movimento docente – em greve desde o último dia 9 – quanto dos servidores do quadro técnico junto ao governo do estado, buscando apoiar, dentro de suas competências, os encaminhamentos que visem solucionar pendências e impasses.
Na avaliação dos gestores das Ueba, é muito importante a valorização das duas categorias profissionais que cotidianamente constroem as quatro universidades, com seu trabalho e dedicação, qualificando as ações das próprias instituições.
Na mesma linha das notas recém-divulgadas pelas reitorias da UEFS, da UNEB e da UESB, o diálogo democrático, amplo e permanente, segundo os reitores, é o melhor caminho para se alcançar o entendimento entre as partes envolvidas.
Em relação à execução orçamentária das universidades, o Fórum compreende ser necessária uma revisão dos valores de concessão nas rubricas de custeio e de investimento, salientando que já estão em andamento tratativas com a Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) no sentido de consolidar esses encaminhamentos.
Participaram da reunião os reitores Evandro do Nascimento Silva (UEFS), presidente do Fórum, José Bites de Carvalho (UNEB), Luiz Otávio de Magalhães (UESB) e Adélia Maria Pinheiro (UESC).
Essa possivelmente foi a última sessão da entidade que contou com a participação de Adélia Pinheiro como reitora, pois ela deve assumir o comando da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado (Secti), a convite do governador. Na reunião, a reitora esteve acompanhada do pró-reitor de Graduação da sua instituição, Elias Lins Guimarães, que tomará posse como vice-reitor pro tempore, enquanto o atual vice-reitor, Evandro de Sena Freire, estará à frente da Reitoria da UESC, após o desligamento de Adélia.
Foto menor: Divulgação.