Para celebrar a chegada da estação mais florida do ano, a Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da UNEB realizou, nos últimos dias 21 e 22 de setembro, a segunda edição do Festival da Primavera, no Campus I da universidade, em Salvador.
O evento tem como proposta promover e divulgar as diversas manifestações culturais e artísticas da UNEB. A iniciativa reuniu a comunidade acadêmica e externa, além de gestores da instituição.
“Este festival é uma excelente oportunidade para visibilizarmos e valorizarmos os conhecimentos e produções dos nossos estudantes, professores, técnicos e da nossa comunidade externa de fomentar as suas expressões culturais. A UNEB tem o compromisso de apoiar e incentivar as diferentes formas de arte, pois elas são essenciais para o crescimento humano”, destacou a vice-reitora da UNEB, Dayse Lago.
Durante o evento, a assessora da Ascult, Nelma Aronia, defendeu uma visão mais ampla e integrada da cultura e da arte, que dialoga com o saber técnico e com as demandas da sociedade. “A arte nos ensina a lidar com os desafios e as contradições da vida, nos inspira a buscar novas formas de expressão e de transformação. A arte e a cultura são fundamentais para a nossa identidade, para a nossa diversidade, para a nossa democracia. Precisamos valorizar e incentivar as manifestações artísticas e culturais em todos os espaços e momentos da nossa existência”, salientou.
Também presente no festival, o representante da Secretaria estadual da Cultura (Secult), Anderson Rodrigues, elogiou a realização do evento na universidade. “A cultura é essencial para o nosso bem-estar e desenvolvimento. A universidade é um espaço de produção e difusão do conhecimento que se articula com as expressões culturais da comunidade. Espero que esse festival seja um estímulo para a valorização e a diversidade da cultura em nosso estado”, afirmou.
O evento foi prestigiado também pela representante da Secretaria estadual da Educação (SEC), Gleide Oliveira, pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra) da UNEB, João Rocha, assessora de Comunicação (Ascom), Wânia Dias, gerente de Apoio à Cultura e às Ciências da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Daniela Galdino, e pela representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), Lidia Barreto.
Extensa programação
Durante os dois dias do festival, diversas atividades de cultura e arte aconteceram simultaneamente nos espaços do campus I da universidade. A programação incluiu exposições, atividades de saúde e esporte, dança, música, teatro, circo, intervenções artísticas e programação infantil que chamaram atenção do público que participou do evento.
“Não esperava que o Festival da Primavera da UNEB fosse tão legal e com várias atrações incríveis que contemplam a cultura e a arte, em ambiente tão acolhedor como esse aqui. A UNEB está de parabéns em propor um evento como esse gratuito e aberto ao público”, disse a estudante de design gráfico, Maria Clara Braga.
Para as alunas do curso de Direito da UNEB, Ichiara de Cerqueira e Claudiane Silva, o Festival da Primavera da universidade representa um momento de integração e acolhimento. “Participar do festival nos traz um sentimento de harmonia e felicidade, de conexão com as pessoas e de renovação”, ressaltaram as estudantes.
Entre as atrações que se destacaram foi a apresentação da performance “A Compadecida” – Fragmentos de cenas do Filme O Auto da Compadecida, realizada pelos estudantes de Licenciatura em Teatro do Campus de Senhor do Bonfim da UNEB.
A estudante do curso e uma das atrizes da peça, Abigail Ferreira, destacou que o Festival da Primavera da UNEB possibilita a aproximação da comunidade externa com a universidade. “É muito gratificante participar e me apresentar em um festival que valoriza a cultura e a educação, e que nos permite compartilhar nossas vivências e aprendizados”, declarou.
O evento ainda reservou os shows musicais “Alumiá” do cantor Pessoa, “Aquele Cortejo” do cantor Weslei, Júlio Caldas blues trio, Nardo Leão & os Outros Semianagramas e as apresentações do DJ Felipe Pereira e do grupo As Sambadeiras da Uati.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Leandro Pessoa, Danilo Cordeiro e Graziele Mercês/Ascom