O início do Março Mulher trouxe consigo uma mobilização das estruturas da UNEB para a participação, a proposição de diálogos e reflexões. A Reitoria da instituição realizou encontro, na manhã da última sexta-feira (3), para apresentação do projeto “Mulher Solte o Verbo”.
A atividade, promovida na Sala de Reuniões da Reitoria, no Campus I, em Salvador, foi conduzida pela reitora, professora Adriana Marmori, e contou com a participação de gestoras, servidoras técnico-administrativas e docentes, presencialmente e por mediação tecnológica.
O movimento, que está em sua quarta edição, consiste na realização de rodas de conversa, com temas definidos, integralmente protagonizadas por mulheres das comunidades unebiana e externas, nos diferentes setores e espaços acadêmicos da UNEB.
O público participa “soltando o verbo”, ao expressar os seus anseios, pensamentos, opiniões em espaços democráticos, livres e abertos para intervenções. As atividades devem contar com convidadas, que vão associar as suas falas às demais, após a participação efetiva daquelas que se inscreveram e trouxeram as suas contribuições anteriormente.
“Vamos marcar o Março Mulher com ampla participação. Defina a data, organize a roda com convidadas, divulgue amplamente, convide a todas a ‘soltarem o verbo’ e vamos juntas fortalecer o nosso ser e estar mulher em sociedade”, convidou a reitora.
A reunião de apresentação da iniciativa contou com a participação de 58 servidoras da UNEB, da capital e do interior da Bahia, que apresentaram propostas temáticas e de ações conjuntas, e assumiram o compromisso de multiplicar ações por todo o estado.
É esperado com o movimento que sejam pautados assuntos e temas por vezes não dialogados no cotidiano e que são de interesse; a construção de grupos de diálogos permanentes sobre mulher e sociedade; o compartilhamento de resultados de pesquisas realizadas na universidade; a denúncia das formas de violências, racismos, sexismos e machismos; e o fortalecimento dos vínculos de confiança e respeito mútuo em coletividade.
De acordo com a vice-reitora, professora Dayse Lago, discussões como essas precisam ser assumidas sempre nos diversos espaços. “Estou muito animada com as temáticas, com essa proposta de movimento. A metodologia de dar voz proposta é muito importante para que cada uma seja devidamente escutada. Porque ao silenciarmos, estamos corroborando para práticas patriarcais e machistas”, salientou a gestora.
Com organização central do Gabinete da Reitoria, as ações da iniciativa devem ser planejadas e realizadas neste mês de março pelos setores e espaços acadêmicos, que precisam enviar informações gerais sobre as atividades por meio de formulário eletrônico, para que recebam um detalhamento da metodologia participativa proposta.
O projeto “Mulher Solte o Verbo” nasceu na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB. Na sua primeira edição, em 2013, constituiu-se um espaço de crítica, construção coletiva, aprofundamento teórico e proposição de ações que vieram a contribuir para as edições subsequentes, em 2018 e 2020, na perspectiva do empoderamento feminino na sociedade.
– Veja apresentação do projeto “Mulher Solte o Verbo”
– Acesse o formulário eletrônico para registro de roda de conversa