UNEB promove encontro com lideranças comunitárias do Cabula para fortalecer ações sociais e de extensão

Encontro oportunizou diálogos entre gestores da UNEB e lideranças comunitárias do Cabula

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e os diretores de departamento do Campus I da UNEB, em Salvador, promoveram na última segunda-feira (3) o encontro com a Reitoria da universidade e lideranças comunitárias do Cabula, bairro da capital baiana.

O evento, promovido no teatro da instituição no Campus I, teve como objetivo fortalecer e expandir as ações sociais e também a extensão universitária.

Participaram da iniciativa a reitora da UNEB, Adriana Marmori; a vice-reitora, Dayse Lago; a pró-reitora da Proex, Rosane Vieira; o secretário Especial de Articulação Interinstitucional (Seai), Ricardo Moreno; a assessora Especial de Cultura e Artes (Ascult), Nelma Aronia; a gerente de Extensão e Assuntos Comunitários, Rosana Rodrigues; e o gerente de Apoio à Cultura e às Ciências (Gacc-Proex), Reginaldo Carvalho.

Também estiveram presentes no encontro a diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da instituição, Carla Liane; as coordenadoras dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe), Cláudia Sisan e Fátima Frazão; o coordenador do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), Antônio Jorge, além da participação de lideranças comunitárias e representações dos movimentos sociais do Cabula.

A atividade contou com apresentações artísticas culturais, exposição de artesanatos e do grupo de percussão de balde Giovane Ribeiro, do Projeto Adupé Oxum, da Associação Solidários Pela Vida, da Estrada das Barreiras, formada por crianças da comunidade na condução do maestro Dudu Rose Thioune Senegal.

A programação reservou também a apresentação de orquestra de violinos da Instrumentoteca Comunitária de Iniciação Musical e Arte-Educação Alice (ICIMA), Beiru/Tancredo Neves, sob a orientação do pedagogo e artista Jean Santos.

O encontro ainda oportunizou exposição de produtos artesanais culinários e decorativos do Movimento de Mulheres Maravilha, da comunidade do São Gonçalo e do Coletivo Cultarte, formado por mulheres de várias comunidades do Cabula. Também foram apresentadas a proposta de pauta social do Teatro UNEB e da apresentação do Projeto de Artes e Cultura da Comunidade.

Além das organizações presentes, marcaram presença estudantes do Curso de Urbanismo e Turismo da universidade, acompanhados da professora da instituição Francisca de Paula.

Fotos: Danilo Oliveira/Ascom