O colegiado do curso de Engenharia Agronômica, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade promovem o I Simpósio de Ciência do Solo (SIMCS): Solos e sustentabilidade dos agroecossistemas, nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), no auditório Antônio Carlos Magalhães (ACM), do mesmo departamento.
O evento é aberto ao público, com acesso gratuito, e tem programação intensa nos dois dias, com palestras, mesas-redondas, debates, exposições de trabalhos e lançamento de livro.
De acordo com o coordenador do simpósio, professor Emanuel Ernesto Santos, a iniciativa é uma oportunidade de divulgação de conhecimentos, atualização e integração da comunidade acadêmica da UNEB e de outras instituições.
Logo após a abertura do evento (28, às 14h), acontecem as palestras “Desertificação no semiárido brasileiro”, com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) Iêdo Bezerra Sá, e “Emissões de gases de efeito estufa na agropecuária”, com a também pesquisadora da Embrapa Semiárido, Diana Signor Deon.
No dia 29, a programação tem início às 8h, na biblioteca do campus, com a exposição de trabalhos sobre o tema “Importância dos fertilizantes no desenvolvimento de plantas” e a exposição de cartilhas que abordam a temática “Morfologia do solo e educação ambiental”.
Continuando a programação do dia 29, às 10h, no auditório ACM, ocorre a palestra “Interpretação da análise de solo”, com o pesquisador da Embrapa Semiárido, Magnus Dall Igna Deon. Às 11h, está agendado o lançamento do livro Manejo e conservação do solo e da água no semiárido, de autoria do professor do DTCS Carlos Alberto Batista. Em seguida, o Programa Escola Verde, do DTCS, entrega ao departamento os contentores de coleta de baterias e pilhas.
Ainda na programação do dia 29, a partir das 14h, no auditório ACM, tem início a mesa-redonda “Manejo e conservação do solo e da água”, que será coordenada pelos discentes do componente curricular de mesmo nome, do curso de Engenharia Agronômica.
O I Simpósio de Ciência do Solo conta com o apoio dos programas de pós-graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), todos vinculados ao DTCS, além da Embrapa Semiárido.
Os participantes receberão certificado do evento.
A programação completa e outras informações podem ser acessadas no perfil @simcsuneb (Instagram).
Texto: Ianne Lima/Nucom/DTCS, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.