UNEB recepciona delegação de congressistas afro-estadunidenses para evento sobre primeiro acordo bilateral contra o racismo

A UNEB é uma das instituições apoiadoras do evento “JAPER em Ação: Unindo Congresso e Sociedade Civil pela Igualdade Racial no Brasil e EUA”, a ser realizado no dia 27 de março, em Salvador. 

A iniciativa, que conta com apoio do Grupo de Pesquisa em Instituições e Desigualdades, vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da universidade, irá recepcionar uma delegação de congressistas afro-estadunidenses com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o Plano de Ação Conjunto entre Brasil e Estados Unidos para Eliminar a Discriminação Étnica e Racial e Promover a Igualdade – JAPER . 

O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube. Os interessados em participar presencialmente deverão realizar inscrição através de formulário online.

O diálogo sobre o plano JAPER e as políticas públicas antirracistas se dará em quatro metas temáticas principais: acesso à educação, acesso à saúde, acesso à justiça e cultura e preservação da memória.  

“Espero elevar as experiências das comunidades afrodescendentes com a desigualdade racial no Brasil e trazer lições para informar a luta contínua do CBC pela justiça racial nos Estados Unidos. Essa viagem irá expor uma nova geração de legisladores dos EUA ao Brasil e ao papel dos EUA no apoio aos direitos humanos e à justiça racial por meio de iniciativas como o JAPER”, declarou Sydney Kamlager-Dove, parlamentar do Congresso Black Caucus (CBC).

Através do Instituto sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade), a articulação política de parlamentares antirracistas estadunidenses formada por congressistas negros e democratas cumprirá agenda inédita entre os dias 24 e 28 de março, passando por Brasília e Salvador. 

JAPER – Em vigor desde 2008, o JAPER é um acordo bilateral contra o racismo que opera por meio de uma parceria entre comitês da sociedade civil e do setor privado. O plano abrange as disparidades raciais de acesso à educação, saúde, justiça ambiental, igualdade de oportunidades econômicas e acesso igualitário ao sistema de justiça para a população negra e indígena. Através do JAPER, os congressistas atuam para fomentar a provisão de políticas públicas que catalisam reformas sociais e fortaleçam a diversidade, a equidade e a inclusão para as comunidades negras e indígenas no Brasil.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem (destaque): Divulgação