UNEB vai inscrever para seleção de projetos e monitoria de extensão do Programa UATI

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB lançou hoje (9) o Edital de Seleção de projetos para o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) e de bolsistas de monitoria, que irão atuar nas ações extensionistas.

Serão selecionadas até 49 propostas, que devem ser submetidas por professores em atividade ou servidores técnicos e analistas universitários, com oferta prevista de até 60 bolsas para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação da instituição.

As propostas devem preferencialmente possuir inserção nos seguintes eixos: atualização de conhecimentos, promoção da saúde, atividades socioculturais e tecnologia da informação.

Os interessados devem registrar os projetos no Sistema Integrado de Planejamento (SIP), com o número do edital, e inscrevê-lo também, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, no Sistema de Registro e Acompanhamento dos Projetos de Extensão (Sisproex) da UNEB.

As propostas cadastradas passarão por duas etapas de seleção: análise preliminar, realizada por departamentos e pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), e análise final, por comissão constituída pela Proex.

Após a divulgação dos aprovados, no dia 22 de março, os discentes poderão se inscrever, de 23 a 28 do mesmo mês, junto aos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe), com o envio de e-mail com a documentação solicitada em edital. O resultado final da seleção deve ser divulgado até o dia 7 de abril.

A monitoria será desenvolvida no período de oito meses, durante o ano de 2022, e terá bolsa mensal no valor de R$400, conforme prevê a Resolução do Conselho Universitário (Consu) N° 1.196/2016. A atividade tem como objetivo propiciar aos estudantes formação integral e cidadã, a partir do envolvimento de ações extensionistas junto à comunidade externa e à universidade.

O UATI é um programa de extensão universitária que possui articulação acadêmica com os cursos de graduação ofertados pela UNEB e visa, a partir do acesso de pessoas idosas das diferentes regiões do estado da Bahia ao contexto universitário, propiciar ações efetivas de educação, artes, cultura, saúde, esporte e lazer em uma perspectiva de envelhecimento ativo. As atividades tem como público-alvo pessoas de qualquer nível socioeducacional, com 60 anos ou mais, que sejam oriundas de camadas populares.

Veja Edital de Seleção

Imagem (home): Arte de Anderson Freire/Ascom