Docentes da UNEB ministram curso de edição de periódicos científico-acadêmicos para Universidade de Luanda

Além da UniLuanda, curso será oferecido a instituições de outros países africanos e Timor-Leste.

Começa nesta quarta-feira (11), a primeira etapa do curso de formação para criação de periódicos científico-acadêmicos na plataforma Open Journal Systems (OJS), destinado a docentes e técnicos da Universidade de Luanda (UniLuanda).

O curso, que integra as atividades do convênio firmado este ano entre a UNEB e a UniLuanda, será ministrado pelos professores Ivaldo Marciano, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus II, em Alagoinhas, editor dos periódicos África(s) e Cadernos de África Contemporânea, e Everton Carneiro, do DEDC do Campus XV, em Valença.

O curso vai ocorrer remotamente, via plataforma Teams. Essa primeira parte abordará o processo de criar um periódico, formar conselho editorial, gerenciamento e demais questões sobre o funcionamento de revistas científico-acadêmicas.

A segunda etapa do curso, em data a ser definida, terá a finalidade de transferir expertise para docentes e técnicos da UniLuanda operarem a OJS.

A ação está sendo promovida pela UNEB, por intermédio dos dois departamentos de Educação, cujos diretores Aldrin Castellucci (DEDC/Campus II) e Angélica Lopes (DEDC/Campus XV) consideram muito relevante a iniciativa, pois vai potencializar o processo de internacionalização das respectivas unidades acadêmicas.

O curso tem também o apoio dos grupos de pesquisa África do Século XX, sediado no DEDC/Campus II e registrado no CNPq, e Estudos Africanos e Representações da África, sediado no DEDC/Campus XV.

Segundo o professor Ivaldo Marciano, a proposta do curso foi uma orientação da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), vinculada à Reitoria da UNEB, por meio do secretário especial Elizeu Clementino, “que viu na ação uma importante iniciativa da UNEB no processo de formação de docentes vinculados às universidades dos PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e do Timor Leste”.

O docente acrescenta que esse curso também será oferecido, em breve, para outras instituições de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste, em datas a serem agendadas.

Texto: Ivaldo Marciano/DEDC/Campus II, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.