Em última reunião do ano, Conselho Universitário discute metodologia da Estatuinte

Membros da Equipe Central de Gestão Universitária participaram na Reitoria da reunião realizada via videoconferência

A última reunião ordinária este ano do Conselho Universitária (Consu) da UNEB teve como pauta central a discussão da proposta de metodologia e regimento interno para operacionalização da Estatuinte, processo democrático que vai elaborar um novo Estatuto para a universidade.

Com participação de cerca de 45 conselheiros de vários campi, a sessão foi realizada no último dia 14, via videoconferência.

A proposta de metodologia em pauta  foi formulada por uma comissão especial  constituída pelo próprio Conselho em setembro passado, composta por membros indicados pelas entidades que representam os segmentos técnico administrativo (Sintest), docente (Aduneb) e discente (DCE), e pela Equipe Central de Gestão Universitária e o Fórum de Diretores de Departamento da universidade.

Os 13 capítulos, 50 artigos e anexos da proposta – que tratam desde os objetivos e organização da Estatuinte até as competências e composição das comissões locais, regionais e geral de todo o processo – foram intensamente debatidos pelos conselheiros.

Após longa discussão, alguns pontos do documento restaram pendentes, levando o Conselho a transferir a deliberação final acerca do tema para a próxima sessão, prevista para janeiro de 2019.

Expediente e ad referendum

A sessão do Conselho Universitário foi coordenada pelo reitor José Bites e o vice-reitor Marcelo Ávila, ambos presentes na sala de reunião da Reitoria, no Campus I, em Salvador, durante a videoconferência, ao lado de pró-reitores e assessores da gestão universitária.

Antes da discussão da pauta pelos conselheiros, no expediente da reunião, o reitor informou sobre a recente aprovação pela Capes/MEC de novos cursos de mestrado e doutorado da UNEB, sediados em campi na capital e interior do estado, destacando o significativo avanço da pós-graduação stricto sensu na instituição nos últimos anos.

A pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, acrescentou a esse respeito que a UNEB está desenvolvendo esforços para consolidar o Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) como um programa efetivamente vinculado à universidade.

Também deram informes aos conselheiros as pró-reitoras de Ações Afirmativas (Proaf), Amélia Maraux, que falou sobre a constituição, agora no final do ano, das comissões central e departamentais que vão atuar na validação da autodeclaração e outros documentos comprobatórios de candidatos aos processos seletivos Vestibular e Sisu 2019 optantes do sistema de cotas da UNEB –, e de Extensão (Proex), Adriana Marmori, que ressaltou que a proposta de curricularização das ações extensionistas da universidade será enviada em breve aos departamentos para avaliação e sugestões, antes de ser encaminhada para deliberação do Consu.

Os conselheiros aprovaram ainda quatro resoluções ad referendum, concernentes ao sancionamento do regime interno da Editora UNEB e à composição de turmas do curso de graduação em Pedagogia do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) na universidade, entre outros temas.     

Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom