Nova edição de programa do projeto CINEdebate & História tematiza educação das relações étnico-raciais

Oitava edição do programa traz entrevista inédita sobre questões como o negro no livro didático.

O projeto de extensão CINEdebate & História, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, em Caetité, está divulgando a nova edição do Programa Perspectiva.

A oitava edição traz entrevista inédita com a pesquisadora Ana Célia da Silva, abordando o tema “Educação das relações étnico-raciais”.

Professora aposentada do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB (Salvador) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da universidade, Ana Célia é uma das principais intelectuais brasileiras no campo de estudo do negro e sua representação em livros didáticos, currículo e relações raciais, e ideologia do branqueamento no Brasil.

A educadora possui longa trajetória política de luta no movimento negro, desde a década de 1970, na Bahia e outros estados.

Segundo o professor Jairo Carvalho, coordenador do projeto CINEdebate & História, na entrevista são abordadas questões como o negro no livro didático, o movimento negro unificado, políticas de ações afirmativas na UNEB, um balanço dos 20 anos de vigência da Lei 10.639/2003, entre outras.

A apresentação dessa edição do programa é de Pâmela Souza, estudante do curso de História do campus e bolsista do projeto.

Assista aqui ao Programa Perspectiva nº 8

Texto: CINEdebate & História, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.